sábado, 30 de junho de 2007

Sábado a tarde

Quando a carga horária d um pai é bastante extensa, é preciso se aproveitar com sabedoria o pouco tempo que se tem. Sábado a tarde era o nosso dia, brincávamos, "conversávamos" e mexíamos no celular da mãe. Eu chegava em casa por volta do meio dia, almoçava e ia para a cama com a intenção de dar uma descansadinha, mas ficava tão somente na intenção pois o Daniel ia junto comigo e promovia aquela folia.

Visitando a Vovó Marta no Hospital Santa Luzia

No mês de junho de 2006 a Vovó Marta não estava muito boa de saúde. Depois de fazer muitos exames, o inevitável foi constatado, a Vovó Marta ia ter que fazer uma cirurgia. Como lá no Caraá as condições são muito precárias para tal procedimento, ela foi encaminhada para Hospital Santa Luzia em Capão da Canoa (litoral do Rio Grande do Sul). Tudo correu conforme o planejado e a foto que esta ilustrando esta postagem foi tirada no dia em que fomos visitar a Vovó Marta no hospital. Daniel acenava para a Vovó que estava no segundo andar do prédio. A visita do neto se limitou a este gesto e alguns gritos de felicidade pois no Hospital Santa Luzia não é permitida a entrada de crianças. Ainda assim foi possível matar um pouquinho da saudade e se servir de consolo, acho que a foto ficou ótima. Foram nesta viagem, Eu (Aderson Roberto, a mamãe (Liliane Paraíba), a dinda Zulaine e a irmã Alice Paraíba.

Aprendendo a Sentar


Esta fotografia foi tirada e editada no próprio celular. Daniel tinha apenas oito meses e estava aprendendo a firmar o corpo. Sentar-se sozinho pode parecer um gesto banal para qualquer um de nós, mas para um bebê de oito meses é uma verdadeira conquista! Ao manter o tronco erecto, passa-se a ter uma nova perspectiva do mundo que nos rodeia. Também nesta fase começaram a se definir os primeiros gestos com o intuito de se comunicar. A interactividade entre pais e filhos antes se limitava a chorar e atender. A partir dos oito meses, Daniel sorria quando estava satisfeito, atirava beijos (na verdade ele apenas imitava o que nós fazíamos) e já começava a fazer as suas primeiras escolhas como a hora e o local onde dormir por exemplo.